Campanha 40 dias de Jejum

                      DIA 6 - CASAMENTO E A IGREJA                       

Na carta do apostolo Paulo aos Efésios, 5.22-23, lemos.

Mulheres sujeitem-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo do qual é o salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos ame cada um a sua mulher assim como Cristo está amou a igreja e entregou-se por ela para sacrificar-la tendo-a purificado pelo lavar da agua mediante a palavra, e para apresenta-la a si mesmo como igreja gloriosa sem mancha nem ruga ou coisa semelhante mas santa e inculpável. Da mesma forma os maridos devem amar cada um sua mulher como seu próprio corpo. Quem ama sua mulher ama a si mesmo. Além do mais ninguém jamais adiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois se tornará uma só carne. Este e um mistério profundo; refiro-me porem a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo e a mulher trate o marido com todo o respeito.

O casamento é tão importante que a Bíblia o compara ao relacionamento entre Cristo e a Igreja.
O mesmo texto que foi utilizado por Deus no livro de Génesis, por Cristo nos Evangélicos agora é utilizado pelo apostolo Paulo mostrando que assim como a Igreja se relaciona com Cristo o homem deve se relacionar com sua esposa e vice-versa: "Por essa razão o homem deixara pai e mãe e se unira à sua mulher e os dois se tornara uma só carne" Este é um mistério profundo refiro-me porém a Cristo e a Igreja (verciculos 31,32)
Este é um relacionamento de interdependencia dentro do projecto de Deus. A Igreja depende de Cristo sua direcção e seu poder para funcionar e Cristo depende da Igreja para consecução dos seus planos e ideais.
Da mesma forma marido e mulher formam um só corpo onde funciona o principio da interdependencia.Infelizmente hoje em dia as pessoas em defesa da independência e da liberdade tornam se egoísta e individualista e pensam que a interdependencia tira a liberdade. Porém quando há interdenpendencia há muito mais liberdade e segurança.
Quando não há compromisso, o casamento se torna inseguro e por esta causa muitas pessoas estão sofrendo.
Por isso precisamos nos voltar a Palavra de Deus e entender os princípios que o Criador apresenta sobre o casamento e a vida em sociedade para termos muito mais segurança e felicidade.
O casamento é uma instituição importantíssima por isso a Bíblia o compara ao relacionamento entre Cristo e a Igreja. Há pessoas brincando com essas questões sem saber das implicações que poderão afectar suas vidas.
Se você e casado estude os princípios bíblicos aplique-os em sua vida e voçe  experimentará alegria, segurança e paz. Se voce ainda não se casou estude os princípios da Palavra de Deus para saber as implicações e suas responsabilidades ao formar uma família. Assim teremos uma nova sociedade dentro do plano inicial de Deus.


MOTIVOS DE ORAÇÃO.

1. Ore para que as famílias tenham acesso a estudos bíblicos sobre o casamento.
2. Ore para que Deus abençoe o relacionamento interfamiliar.
3. Ore por um avivamento espiritual que transforme nossa sociedade.






               DIA 5 - O CASAMENTO É INDISSOLÚVEL         


" Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" - Génesis 2.24


Já vimos o principio da separação e da união sexual. O terceiro principio deste texto é que o casamento é indissolúvel: " e eles se tornarão uma só carne".
O casamento é um compromisso sério para a vida toda. Veremos algumas orientações de Jesus Cristo a respeito do divórcio em Mateus 19.3-9;

Alguns fariseus aproximaram-se dele para pôr-lo à prova. E perguntaram-lhe; "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?" Ele respondeu; "Vocês não leram que, no principio, o Criador os fez homem e mulher e disse; Por essa razão o homem deixara pai e mãe e se unira à sua mulher e os dois se tornarão uma só carne ? Assim eles já não são dois mas sim uma só carne. Portanto, 'o que Deus uniu ninguém separe'. Perguntaram eles : 'Então por que Moisés mandou dar uma certidão de divorcio à mulher e mandá-la embora?'Jesus respondeu:"Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não  foi assim desde o principio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, excepto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".  (negrito do autor)

1. O QUE DEUS UNIU, NINGUÉM SEPARE,

Na união sexual, homem e mulher formam uma só carne e ninguém poderá separá-los. Vivemos uma época em que o divorcio é tão simples que pode ser feito pela Internet. A nossa sociedade aceita essa pratica de uma forma tão natural que muitos já se casam sem compromisso porque sabem que se houver qualquer dificuldade simplesmente quebra sua palavra e praticam o divorcio.

2. NO PRINCIPIO NÃO FOI ASSIM,

No texto citado, Jesus está explicando que o plano original de Deus é casamento para toda a vida a entrada do pecado no mundo no Jardim do Éden e com ele a quebra dos valores fundamentais para a vida em sociedade e a razão dos conflitos no casamento que provavam o divorcio
A família tem sido atacados pela midia que vincula programas em que a desonestidade e a infelidade parecem virtudes e onde o divorcio a mentira e a rebeldia são aceitáveis modernos e vantajosas. A verdadeira felicidade acontece quando você é honesto, fiel, amoroso, cumprindo suas promessas, feitas ao seu conjugue.

3. EXCETO POR IMORALIDADE SEXUAL,

A única excepção que Jesus abre para o divorcio é a infidelidade sexual mesmo assim Jesus ensina o principio do perdão reconciliação e restauração o que mostra que o divorcio somente poderá acontecer em caso extremos.
Casamento é para a vida toda. Se a sociedade aprender e aplicar esse conceito será muito mais feliz e abençoada por Deus. Seja fiel, honesto e cumpra com sua palavra.


MOTIVOS PARA ORAÇÃO,

1. Ore para que haja fidelidade nos casamentos.
2. Ore pela diminuição dos divórcios em nossa nação.
3. Ore para que a midia apresente programas com conteúdo moral e educativos.






                  DIA 4 - SEXO É PARA O CASAMENTO             



" Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" - Génesis 2.24

Já falamos sobre a importância da separação da casa paterna e hoje veremos o segundo principio descrito neste texto: o relacionamento sexual. O texto diz "e se unirá a sua mulher".
Aqui se refere à união sexual. Os dois deixam a casa de seus pais e agora dentro desta nova unidade familiar sob a bênção de seus pais, da igreja e o testemunho da sociedade têm a união legitima dos corpos.
Deus preparou a relação sexual para o casamento por isso a Bíblia é contra a relação fora do casamento.
Deus criou o sexo para duas coisas:

1.DEMONSTRAÇÃO FÍSICA DO AMOR,

 O relacionamento sexual é a demonstração física de que os dois se amam e são parte um do outro. O Diabo é especialista em deturpar as coisas que Deus criou e nesta área infelizmente muitos não se dão conta dos problemas graves que surgem de uma relação ilícita.
Vivemos numa sociedade em que a libertinagem tem tomado conta de diversos segmentos. Atualmente as relações sexuais fora do casamento são praticadas e aceitas com muita naturalidade mas a Bíblia afirma claramente que isto é pecado e trás suas consequencias. O relacionamento sexual fora do do casamento produz culpa, traumas, deixa marcas, e muitos outros problemas que somente Jesus Cristo pode solucionar. A relação sexual legítima deve ser com amor verdadeiro dentro do casamento e não por prazer egoísta e momentâneo.

2. PROCRIAÇÃO,

Um dos resultados do relacionamento sexual é a gravidez que e uma bênção de Deus. A Bíblia diz "Os filhos são herança do Senhor uma reconpença que ele dá " (Sl 127.3). O nascimento dos filhos é uma confirmação da aprovação divina sobre a nova unidade familiar. Essa é a forma como Deus mantém a vida humana em sociedade. A criança que nasceu logo formara também sua unidade familiar assim o ser humano cumpre o mandamento de Deus de se multiplicar e encher a terra (Gn 1.28).
Vivemos numa época em que os valores bíblicos são colocados em segundo plano e o que importa para alguns e a satisfação de seus desejos e prazeres egoístas. Mas Deus esta levantando um novo povo que vive conforme seus princípios e são muito mais felizes e abençoados do que aqueles que deliberadamente decidem viver no pecado. Se você vive na pratica do pecado é tempo de arrepender-se entregar sua vida a Cristo Ele perdoa, transforma e liberta

MOTIVOS PARA ORAÇÃO

1. Ore para que a nossa sociedade seja libertada dos pecados sexuais.
2. Ore pela fidelidade entre marido e mulher.
3. Ore para que a sociedade brasileira aprenda e viva os princípios da Palavra de Deus.







       DIA 3 - A FORMAÇÃO DE UMA NOVA FAMÍLIA       



" Por essa razão o homem deixara pai e mãe e se unira a sua mulher e eles se tornarão uma só carne." - Génesis 2.24

Temos aprendido que o homem é um ser social deve viver em sociedade e que a família é a base. Deus estabeceu princípios para esta vida em sociedade; No verciculo citado, temos três destes princípios e hoje conversaremos sobre o primeiro deles: " o homem deixará pai e mãe ".
Esse é o principio da separação e do respeito à nova unidade familiar que está se formando no casamento.
Em qualquer cultura ao redor do nosso planeta encontramos uma cerimonia especial e esta cerimonia sempre mostra estes dois princípios.

1. SEPARAÇÃO,

Homem e mulher devem deixar a casa paterna e formar uma nova unidade familiar. Não existe casamento sem a separação do casal dos seus lares paternos. O ato físico de saída do lar é importantíssimo pois quebra os vínculos de dependência e forma uma nova célula familiar interdependente. Portanto o novo casal deve ter o seu espaço físico e os seus próprios bens. De acordo com a Bíblia enquanto solteiros estão sob a responsabilidade e disciplina dos seus pais, mas no momento que dizem "sim" esta responsabilidade e disciplina tornam se mutuas pois eles formaram uma nova família. Muitas pessoas têm passado por problemas e dificuldades no casamento por não entenderem e praticarem o principio da separação.


2. RESPEITO,

A nova unidade familiar merece o respeito de seus pais e de toda a sociedade. Ninguém pode interferir no casamento. Homem e mulher que formam uma nova unidade familiar são responsáveis por sua própria vida e manutenção. Os pais devem entender esse principio e respeitar a nova família deixando que ela viva da forma que decidiu. Se por acaso eles enfrentarem uma situação difícil e pedirem ajuda, os pais deverão estender a mão mas nunca interferindo no relacionamento intêrdependencia de marido e mulher.
Mas a diante vamos estudar as responsabilidades do marido e da esposa e veremos como e importante que deixem a casa paterna para formar sua nova família.

MOTIVOS PARA ORAÇÃO

1. Ore para que cada família tenha independência financeira.
2. Ore para que os pais somente interfiram na família dos filhos quando solicitados.
3. Ore para que as famílias da nossa pátria possam viver em harmonia.







        DIA 2 - NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ       

Então o Senhor Deus declarou:" Não é bom que o homem esteja só, farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda"-- Génesis 2.18.

ATrindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, é um modelo de relacionamento. Em essência, as três pessoas formam um só Deus e se o ser humano recebeu a imagem e semelhança de Deus, necessita também desenvolver relacionamentos assim como Pai, Filho, e Espírito Santo se relacionam na Trindade . Foi por isso que Deus afirmou. "Não é bom que o homem esteja só."Deus providenciou alguém para se relacionar com o homem. Notem que Deus disse: "alguém que o auxilie e lhe corresponda". Isto não mostra uma posição de inferioridade mas de suprimento mútuo das necessidades sociais os dois homem e mulher têm a mesma imagem e semelhança de Deus.
O relacionamento marido e esposa deve seguir o modelo da Trindade.

1. HARMÓNICO,

Na Trindade, os três executam suas funções com toda harmonia e entendimento Eu gosto do texto que diz "Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança". O plural "Façamos" mostra a funcionabilidade do relacionamento entre as três Pessoas da Trindade. Um dos alvos para cada família e conseguir também uma convivência em harmonia e entendimento.


2. INTERDEPENDENTE,

A Bíblia mostra que as Três Pessoas da Trindade têm actividades e funções diferentes mas sempre operam dentro de uma interdependencia. Jesus disse: "Meu Pai trabalha e eu trabalho também"(Jo 5.17). No casamento também temos actividades e funções diferentes mas devemos reconhecer que somos interdependentes e necessitamos um do outro.

3. INDISSOLÚVEL,

Assim como a Trindade nunca poderá ser dissolvida o casamento também não poderá ser dissolvido,     Deus disse que "Serão ambos uma só carne" (Gn 2.24). O nosso Deus em graça e misericordia nos orienta a vivermos em sociedade e o casamento e a base fundamental dessa vida social Nunca permita que pressões internas ou externas tirem a harmonia, interdependência, indissolubilidade do seu casamento.


MOTIVOS DE ORAÇÃO

1. Ore para que haja harmonia e entendimento nos casamentos.
2. Ore pra que marido e mulher entendam suas responsabilidades.
3. Ore para que diminua o número de divórcios em nosso pais.





   TEMA DA SEMANA: FAMÍLIA, INSTITUIÇÃO DIVINA  

    DIA 1 -- VOCÊ É CRIAÇÃO ESPECIAL DE DEUS     

Então disse Deus "Façamos o homem à nossa imagem  conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda terra e sobre todos os pequenos animais que move rente ao chão." Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" - Génesis 1.26,27.

O relato da criação "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" deixa bem claro que o ser humano foi criado de uma forma diferente dos demais animais. Não existe qualquer animal que tenha recebido a imagem e semelhança de Deus. Essa caracteristica divina manifesta-se de três maneiras no ser humano:

1. Na sua natureza e constituição.
Não em um corpo, porque Deus não tem corpo, mas sim na sua alma. O ser humano tem em sua alma algumas faculdades especiais como, intelecto, vontade, emoções, criatividade, etc., que diferenciam dos demais animais.

2. No seu lugar de autoridade
"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele ...".O ser humano governa as criaturas inferiores. Ele é o representante de Deus na terra. Os animais não têm condições de temer e servir a Deus, por isso o Senhor determinou que eles temam e sirvam o ser humano. O fato de o homem ter governo sobre si mesmo ressalta a liberdade inerente do próprio Deus.

3. Na sua pureza e rectidão.
O ser humano, antes da queda, tinha por natureza, uma santidade proveniente de Deus um conhecimento do que é certo e errado. Não havia mancha nem maldade nem maus desejos. Porém infelizmente ele decidiu abandonar sua  posição de santidade, aceitando as ofertas de Satanás, e tendo a imagem e semelhança de Deus distorcida.
Você deve estar perguntando " O que isto tem a ver com a família ? "  Tem tudo a ver, porque a imagem e semelhança de Deus levam o ser humano a viver em sociedade de uma forma diferente dos demais animais e a família é a célula base da sociedade.
temos percebido um grande combate aos valores morais e à instituição familiar porque há um movimento que quer dominar e controlar a sociedade humana como se fossem as criaturas inferiores.
Louve a Deus porque você foi criado à Sua imagem e semelhança e por isso veio de uma família e formou ou formará a sua própria família vivendo como Deus quer e não da forma como outros querem.

Motivos de Oração:

1. Agradeça a Deus por ter feito você de uma forma especial.
2. Louve a Deus por sua família.
3. Ore para que Deus proteja nossa sociedade e a instituição familiar.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...