PASTORAL DA SEMANA

As Duas Vontade de DEUS
1 Samuel 8. 7
E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.


Esta foi a resposta do SENHOR a Samuel, profeta e últimos dos juízes. Por que? Porque quando os filhos de Israel observaram que Samuel "estava envelhecido e seus filhos Joel e Abias que foram juízes em Berseba, não andaram pelos caminhos do pai; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito, pediram a Samuel que lhes constituísse um rei sobre eles para que os governasse, como tinham todas as nações. Portanto não pediram um rei a DEUS mas pediram a Samuel.
A resposta do SENHOR ao profeta Samuel nos mostra que o nosso DEUS possui duas vontades: uma real e uma permissiva. A vontade real de DEUS se manifesta quando o cristão ora com fé e aguarda paciente a resposta conforme o texto de Habacuque .


Habacuque 2. 3
Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.


Isto, é a visão de DEUS é para um tempo determinado mesmo que possa tardar, mas virá e não falhará. Com relação à vontade permissiva de DEUS, o cristão também ora com fé, mas não espera, se impacienta e busca socorro humano.


Salmos 108. 12
Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem.


As Escrituras registram que Calebe esperou 40 anos para receber a sua herança.


Josué 14. 14
Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.


Enquanto que os discípulos esperaram 10 dias para serem revestidos do ESPÍRITO SANTO .


Lucas 24. 49
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.


Quem determina o tempo é o SENHOR. Alguns jovens cristão oram a DEUS para que lhes mostre a pessoa ideal para contrair matrimonio. 



Provérbios 19. 14
A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente.

Porem muitos perdem a paciência, consultam a Internet em busca da pessoa amada e podem se dar muito mal. A bíblia diz que os olhos do SENHOR estão em todo lugar contemplando os maus e os bons.


Provérbios 15. 3
Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.


Portanto, se engana-se o jovem que procede de forma contraria à Palavra de DEUS. Abraão, chamado por amigo de DEUS pediu um filho para ser seu herdeiro e DEUS lhe prometeu.


Gênesis 15. 2-3
Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.


E mesmo que tenha esperado 25 anos a sua impaciência fez com que ele desse ouvidos a Sara sua mulher, engravidando Agar sua serva.


Gênesis 16. 2-3
E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.


Causando uma tragédia até nossos dias, a unção indevida sobre Saul, causou problemas durante 40 anos sobre os filhos de Israel até que Davi assumisse o poder.


Atos 13. 20-22
E, depois disto, por quase quatrocentos e cinquenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel.
E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Quis, homem da tribo de Benjamim.
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.


Nós cristão tanto jovens quanto adultos, temos que adotar uma vida de prudência e discernimento, entendendo que tudo o que DEUS determina para as nossas vidas tem um propósito.

Dc. Eliezer Andrade

                 Murmuração


Murmurar significa conversação mordaz e ofensiva, detração, apontar faltas, tomar mau juízo, soltar queixumes, lastimar-se etc. Murmurar é uma reclamação descabida contra deus, por que? Porque a ordem divina é:

Filipenses 2 13-16
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.
A murmuração vem da antiguidade, embora no mundo moderno as pessoas sejam mais estimuladas a murmurar. "Se o vizinho tem tudo, por que eu não posso ter"? Esta atitude revela "ingratidão" a Deus porque a pessoa não agradece ao Senhor pelo que já possui. Assim, a murmuração revela um baixo nivel de espiritualidade, ingratidão, falta de sabedoria e falta de fé.
Satanás tem os olhos no murmurador e se agrada das suas murmurações. Quem murmura está querendo dizer que seria capaz de fazer tudo melhor que Deus. Desconhece o murmurador que a murmuração toca o caráter de Deus no que Ele é e não no que Ele pode fazer.Há pecado que ferem a nós e a Deus, mas a murmuração é abominável a Deus. Um murmurador não pode dar testemunho de vida cristã dentro e fora da Igreja e é uma pessoa sempre mal humorada. Não encontramos na bíblia uma só pessoa que murmurou que fosse salva. Ao contrário, toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moises e Arão e, pelo fogo consumidor de Deus, morreram de uma só vez catorze mil e setecentos, fora os que morreram por causa do Corá, em números de duzentos e cinquenta.

Números 16 37-49
Dize a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, que tome os incensários do meio do incêndio, e espalhe o fogo longe, porque santos são;
Quanto aos incensários daqueles que pecaram contra as suas almas, deles se façam folhas estendidas para cobertura do altar; porquanto os trouxeram perante o SENHOR; pelo que santos são; e serão por sinal aos filhos de Israel.
E Eleazar, o sacerdote, tomou os incensários de metal, que trouxeram aqueles que foram queimados, e os estenderam em folhas para cobertura do altar,
Por memorial para os filhos de Israel, que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o SENHOR; para que não seja como Coré e a sua congregação, como o SENHOR lhe tinha dito por intermédio de Moisés,
Mas no dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR.
E aconteceu que, ajuntando-se a congregação contra Moisés e Arão, e virando-se para a tenda da congregação, eis que a nuvem a cobriu, e a glória do SENHOR apareceu.
Vieram, pois, Moisés e Arão perante a tenda da congregação.
Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Levantai-vos do meio desta congregação, e a consumirei num momento; então se prostraram sobre os seus rostos,
E disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, e põe nele fogo do altar, e deita incenso sobre ele, e vai depressa à congregação, e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do SENHOR; já começou a praga.
E tomou-o Arão, como Moisés tinha falado, e correu ao meio da congregação; e eis que já a praga havia começado entre o povo; e deitou incenso nele, e fez expiação pelo povo.
E estava em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga.
E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Coré.

Uma só pessoa habituada a murmurar é capaz de enfraquecer e retardar o crescimento espiritual de uma igreja. Disse o senhor: "Uma congregação que murmura, é uma má congregação".

Números 14. 35
Eu, o SENHOR, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão.

Referindo-se ao murmurador, disse Jesus:


Mateus 12 35-37
O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

A Bíblia proíbe a murmuração:


João 6. 43
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.

1 Coríntios 10. 10
E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.

O murmurador é presa fácil para o exterminador como o foi para os murmuradores de Israel que não entraram na terra Prometida. Reportando-se à murmuração, disse Moisés:

Êxodo 16. 8
Disse mais Moisés: Isso será quando o SENHOR à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele. E quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o SENHOR.

"As vossas murmurações não são contra nós, ou seja contra Moises e Arão, mas sim contra o Senhor. Então pense bem quando estiver murmurando, que você estará murmurando não com alguma coisa, mas sim contra Deus . Portanto, aquele que murmura, está murmurando não contra a Igreja e sim contra o Senhor.

Dc. Eliezer de Andrade



                                                                       Imagem e semelhança

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança; ..."

Gênesis 1. 26
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.


Imagem e semelhança, significam que o homem foi dotado das faculdades de raciocinar, expressar emoções e agir voluntariamente.

Gênesis 2. 19-20

Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.


Trata-se ainda, de uma semelhança moral e natural, com elevadas qualidades de rica beleza e energia vital, capacitando o homem a manter plena comunhão com Deus em perfeita obediência, justiça e santidade. O equilíbrio das relações entre Deus e o homem fundamenta-se inteiramente sobre o principio da Fé e Obediência à Palavra de Deus. Deus é quem fala e o homem escuta, crê e obedece à Sua palavra .


1 Samuel 3 10
Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.


Diz a Bíblia;


Tiago 2. 10
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.


Para o apóstolo Tiago, existem diversas formas de obedecer, porém uma só para desobedecer, O padrão de obediência é Cristo.


Filipenses 2. 8
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.


Em contraste com Adão que é o padrão da desobediência .


Romanos 5. 19
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.


Infelizmente, o homem caiu em desobediencia e rebelião, quebrando o pacto que Deus fizera com ele.


Gênesis 2 17
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.


E não permaneceu por muito tempo no estado em que fora criado .


Gênesis 5. 3
E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.


Isso nos mostra para que Adão pecasse, o pecado foi primeiramente achado em satanás e esta é a afirmação mais próxima que se tem sobre o seu começo. Biblicamente, o pecado já estava presente no universo, mesmo antes da queda de Adão e Eva. A principal causa da entrada do pecado no mundo foi a pretensão do único querubim ungido de querer ser igual a Deus.

Isaías 14. 13-14
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 

E o mesmo ocorreu com Adão e Eva no Éden.


Gênesis 3. 5
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.


No plano de Deus precisaria estar incluída a permissão para a entrada do pecado no mundo, já que desde a eternidade, um salvador seria incluído para salvar o homem do pecado.

Miquéias 5. 2
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.


1 Coríntios 2. 7,8
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.

A Bíblia se refere a Cristo como o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.


Apocalipse 13 8
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

1 Pedro 1. 18-20
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;


Enfim, a queda de Adão foi mais do que um mero infortúnio porque corrompeu a natureza espiritual de toda a raça humana.

Romanos 5. 12
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Deuteronômio 32. 5
Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.


Cada pessoa que nasce neste mundo já está contaminada com a natureza de iniquidade.

Salmos 51. 5; 58. 3-4
Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.
O seu veneno é semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos,


Não é necessário escola para ensinar a alguém a pecar desde criança.


Dc. Eliezer de Andrade.


A diferença entre adoração e louvor
Salmos 9 1-2
[Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Mute-Láben] Eu te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Neste texto percebemos o salmista enaltecendo o Senhor por suas maravilhas, ou seja, pelos Seus feitos.

Cantar Louvores, dá ideia de estalar com os dedos. Portanto, trata-se algo feito com alegria, com vibração permitindo a externização, ou seja a colocação para fora daquilo que se sente internamente.
É a gratidão pelo socorro, pela proteção e uma boa lembrança da experiência dos momentos de vitória. Esta boa lembrança, faz-nos refletir quando estamos em tempos difíceis sobre o poder de Deus e a certeza de Sua presença conosco, e portanto, não haverá o que temer.

Adoração vem da raiz "prostra-se" e dá-nos a compreensão de uma entrega total e dependente de Deus. Na adoração o Senhor é exaltado pelo que Ele é, suas infinitas qualidades e formas de Se revelar a nós.

Cantar por cantar não é louvor e nem adoração. Cuidado com o fogo estranho no altar.


Números 26 61
Porém Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram fogo estranho perante o SENHOR.

Seja em louvor ou adoração devemos sempre fazê-lo com respeito, temor e amor, de todo coração, todo entendimento, de toda alma, de toda a força


Marcos 12 30
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

Pr. William Mori







Santidade na Vida Cristã

A santidade de Deus deve levar Seus filhos a serem santos em todo o seu procedimento

I Pe 1.13-21.

Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;

 A palavra “santo”, em essência, significa diferente daquilo que é comum, que está separado e livre da contaminação. É viver num mundo ímpio, sem praticar as coisas de ímpio.  Ser mordomo segundo a Bíblia, não é somente  administrar a casa do Senhor.  Ser um mordomo de Deus é reconhecer que o nosso corpo, a nossa mente, a nossa palavra, a nossa profissão, os nossos bens, tudo o que somos, tudo o que possuímos, tudo o que fazemos, deve ser santo.   Se pertencemos a um Deus santo, tudo o que nós possuímos deve ser santo e só pode ser usado de acordo com o propósito santo de Deus.  O aparelho de som de um cristão é santo, portanto, não pode ser emprestado ou alugado para um baile;  a caneta de um cristão é santificada para ser usada para glorificar a Deus, e não pode ser usada nem emprestada para escrever uma aposta de loteria, uma palavra indecente, uma mentira ou uma ofensa;  a propriedade de um cristão é terreno santo e não pode ser usada para a venda de bebidas alcoólicas, de ídolos, de fumo ou de pornografias;  a televisão de um cristão é um aparelho santo e não pode ser usada para exibir programações que exaltam  o pecado;  o carro de um cristão é santo e não pode ser usado para  “programas” fora da rota da santidade;  o dinheiro de um cristão é santo e jamais poderá pagar ou financiar nada que contrarie a santidade de Deus.
   E quanto aos móveis e utensílios da Casa de Deus?  Estes são também santificados para glorificação do Senhor e de maneira nenhuma podem ser retirados do Templo para empréstimo e uso ao serviço comum de uma pessoa, mesmo que seja cristã.  A retirada de bens e utensílios da Igreja para uso em outro Templo, em especial da mesma denominação, só pode ocorrer com o conhecimento e aprovação expressa da autoridade eclesiástica.
   Cada cristão precisa entender que a prática da mordomia cristã é a mais valiosa e a mais sublime valorização que alguém pode dar à sua própria vida neste mundo.  A mordomia aqui tratada, não se confina à terra e aos bens terrenos, mas projeta-se na glória do céu.   É ser fiel no pouco para ser colocado no muito, isto é, quem for fiel no pouco que recebeu na terra, muito se alegrará com o gozo no céu

Mt  25.21

E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Dc. Eliezer Andrade



Santidade na Família
A santidade da igreja depende essencialmente da santidade de suas família. As Escrituras Sagradas registram um padrão planejado por Deus para cônjuges, pais e filhos, padrão este que deve ser seguido, a fim de que a família cumpra seus propósitos e obtenha felicidade e paz. Se cada membro da família desempenhar seu papel conforme as orientações Bíblicas e se cada um souber a melhor maneira de exercer sua autoridade e cuidar de suas responsabilidades as bênçãos do Senhor serão consequência natural. E este padrão Bíblico se resume em :
Cristo - O "cabeça" do lar, o Senhor da família;
Marido - O "cabeça" do casal e autoridade principal sobre os filhos;
Esposa - Ajudadora idónea do marido e autoridade sobre os filhos;
Filhos - Sujeitos à autoridade dos pais.
Como em qualquer ordem social, os privilégios implicam em responsabilidades. Se os filhos são herança do Senhor.


Salmos 127 3-4
Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Os pais têm a grande responsabilidade de amá-los e educá-los; se o marido não ocupa a liderança da família, tem a difícil tarefa de ampará-la, assegurando o bem-estar de sua esposa e dos seus filhos; por sua vez, a esposa deve estar ao lado do marido como ajudadora e companheira, também responsável pela educação dos filhos e os filhos que aceitem honrar e obedecer aos seus pais.


Efésios  6.  1-4
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
O casamento deve expressar a consagração dos cônjuges entre si e de ambos a Deus.


1 Coríntios 7 2-5
Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
Os cônjuges devem estar sensíveis às suas necessidades mútuas e prontos para satisfazê las. Devem primar pelos casamento e não permitir que qualquer coisa venha destruir o que Deus uniu, antes é necessário que a reconciliação seja sempre procurada por ordem do Senhor 


1 Coríntios 7 10-11
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Se cada membro da família andar segundo o padrão determinado por Deus, torna-se bem mais fácil manter a unidade e a santidade da família cristã. Entendida a dimensão da ordem familiar segundo os padrões bíblicos, haverá santidade na família e na igreja do senhor.


Dc. Eliezer Andrade


Historia do Dia das Mães

Encontramos na Grécia Antiga os primeiros índicios de comemoração desta data, Os gregos prestavam uma homenagem à deusa Rhea, mãe comum de todos os seres. Os romanos, que eram também politeísta, faziam este tipo de celebração que durava de 15 a 18 de Março. Era homenageada Cybele, a mãe dos deuses.
   A comemoração tomou carácter cristão nos primórdios do cristianismo, constituída de uma homenagem prestada à Virgem Maria, mãe carnal de Jesus.
  Na Inglaterra. essa comemoração teve início no século XVII chamada "Domingo das Mães". No Estados Unidos, a ideia de criação de uma data semelhante foi proposta em 1904, por Anna Maria Jarvis (1864-1948), no sentido de criar uma data em homenagem à sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, por ter prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil americana. Sendo aceito o seu pedido, a data foi oficializada em 1914 pelo Congresso norte-americano e aprovada pelo Woodrow Wilson.
  Após essa iniciativa, muitos países seguiram o exemplo, criando suas datas próprias e espalhando-se pelo mundo.
  No Brasil. o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio, cuja data foi aprovada pelo presidente Getúlio Vargas, conforme o Decreto n 21.366, de 05/05/1932.
  Infelizmente, a essência desta comemoração foi esquecida e o foco concentrou-se em objectivos meramente comerciais, fato que desagradou muitíssimo a Anna Jarvis que em 1923, liderou forte campanha contra a cormecialização abusiva relacionada com este evento, mas nada conseguiu mudar.
  Considerando que foi o Senhor Jesus quem deu dignidade à mulher, passando ela a ocupar lugar de pro eminência, assumindo posição de reconhecimento e nobreza na sociedade, temos que agradecer e continuar rogando ao Senhor que nesta data em que se homenageia a cada ano o Dia das Mães que as mulheres tenham em suas vidas um perfil polivalente de verdadeira mulher cristã.

Por Dc. Elizer Andrade


O Novo Nascimento

Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (Jo 3.3); sem regeneração não há santificação; sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). É impossível a santificação sem o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3.5). O salmista seguiu esta ordem: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro (regeneração) e renova dentro de mim um espírito inabalável (santificação), Salmo 51.10.
O novo nascimento é o implante da vida de Cristo em nós. A santificação é a manifestação da vida de Cristo em nós (II Co 4.10,11). O grande propósito de Deus é de nos regenerar e santificar com base neste propósito (Ef 1.4; Cl 1.26,27). A regeneração é um ato, uma experiência imediata; a santificação é um processo, uma experiência gradativa. A regeneração significa Deus mudando a nossa natureza (Ef 2.3; II Pe 1.4); a santificação significa Deus nos transformando conforme a imagem de Seu Filho (Rm 8.29).
Na ressurreição com Cristo recebemos nova vida e a capacitarão para andarmos em santidade (Rm 6.4). Essa capacitarão vem do Pai e não do homem. Cristo nos liberta do pecado e produz os frutos da santidade em nós (Rm 6.22). Andar segundo a carne significa estar sujeito à carne; andar segundo o Espírito é estar sujeito ao Espírito (Rm 8.5). Andar segundo a carne resulta em morte; andar segundo o Espírito resulta em vida e paz (Rm 8.6). Andar segundo o Espírito é ter o Espírito dentro de nós, no nosso interior (Rm 8.9-11). Ele está dentro de nós para nos conduzir, para governar a nossa vida e produzir em nós o carácter de Cristo (I Co 3.16, 17). O Espírito habitando em nós, significa que o Pai e o Filho também estão habitando em nós (II Co 6.16). É impossível a santificação de uma pessoa sem a experiência da regeneração e para o apóstolo Pedro, sem ela é trabalho inútil (II Pe 2.22).
Portanto, tudo que o homem pode fazer a fim de ajudar a sua consagração e santificação, é em vão. Santificação é de dentro para fora e não de fora para dentro. A nossa santificação é da vontade do Pai (I Ts 4. 3-5). Ele nos chamou para sermos santos (I Co 1.2; I Ts 4.7). Santidade por fora é farisaísmo e hipocrisia (Mt 23.25-28).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...