Cantinho da Meditação na Palavra de Deus

LA TRAMPA DEL DESÁNIMO


Vivir en el desánimo divide a la mente, haciendo difícil concentrarse en algo que no sea nuestro dolor.

Habacuque 1. 2 ¿Hasta cuándo, oh Jehová, clamaré, y no oirás; y daré voces á ti á causa de la violencia, y no salvarás?


¿Se siente usted atrapado por el desánimo? Si es así, no es el único. En algún momento, todos experimentamos algún tipo de desilusión. La frustración es la reacción inicial normal.

Pero si le permite que permanezca durante mucho tiempo, puede convertirse en desánimo. Cuando es así, no hay ninguna sensación de gozo o alegría, no importa lo que usted haga.
Las circunstancias que desencadenan estas emociones pueden ser inevitables, pero nuestra manera de responder la decidimos nosotros.
 Podemos dejar que la tristeza abrume nuestras almas, o enfrentar la situación con valentía y someterla a Aquel que puede ayudarnos.
Vivir en el desánimo divide a la mente, haciendo difícil concentrarse en algo que no sea nuestro dolor. Entonces la ira se convierte en habitual, y buscamos a alguien a quien culpar —ya sea a Dios, a las personas a nuestro alrededor, o a nosotros mismos.
La frustración que no se maneja bien puede convertirse en depresión, lo que a su vez puede alejarnos de los demás —la gente no disfruta de la compañía de alguien amargado y derrotado. Este aislamiento conduce a baja autoestima. Por último, podemos tomar decisiones equivocadas basadas en nuestras emociones, en vez de la verdad. Obviamente, elegir esta actitud autodestructiva no es lo que Dios quiere para nuestras vidas.
Aunque todos enfrentaremos el desánimo, no debemos regodearnos en él. En vez de eso, Dios quiere que le confiemos todo, aun nuestras expectativas no satisfechas y las tristezas más profundas. Recuerde que hay un propósito divino en todo lo que Él permite que toque las vidas de sus hijos .

Romanos 8. 28
Y sabemos que á los que á Dios aman, todas las cosas les ayudan á bien, es á saber, á los que conforme al propósito son llamados.


Cómo vencer el desánimo



Neemias 2 1-8
Y FUÉ en el mes de Nisán, en el año veinte del rey Artajerjes, que estando ya el vino delante de él, tomé el vino, y dílo al rey. Y como yo no había estado antes triste en su presencia,
Díjome el rey: ¿Por qué está triste tu rostro, pues no estás enfermo? No es esto sino quebranto de corazón. Entonces temí en gran manera.
Y dije al rey: El rey viva para siempre. ¿Cómo no estará triste mi rostro, cuando la ciudad, casa de los sepulcros de mis padres, está desierta, y sus puertas consumidas del fuego?
Y díjome el rey: ¿Qué cosa pides? Entonces oré al Dios de los cielos,
Y dije al rey: Si al rey place, y si agrada tu siervo delante de ti, que me envíes á Judá, á la ciudad de los sepulcros de mis padres, y la reedificaré.
Entonces el rey me dijo, (y la reina estaba sentada junto á él): ¿Hasta cuándo será tu viaje, y cuándo volverás? Y plugo al rey enviarme, después que yo le señalé tiempo.
Además dije al rey: Si al rey place, dénseme cartas para los gobernadores de la otra parte del río, que me franqueen el paso hasta que llegue á Judá;
Y carta para Asaph, guarda del bosque del rey, á fin que me dé madera para enmaderar los portales del palacio de la casa, y para el muro de la ciudad, y la casa donde entraré. Y otorgóme lo el rey, según la benéfica mano de Jehová sobre mí.
 
El desánimo puede robar la paz, la alegría y el contentamiento. Pero le tengo una gran noticia si se siente desanimado: ¡usted no tiene que seguir así!
He conocido personas que parecían estar en una situación irremediable. Pero unos años más tarde, estaban en una situación excelente, ya fuera en términos de sus circunstancias o de sus emociones. ¿La razón? Nunca se dieron por vencidas. En vez de entregarse a la autocompasión, optaron por creerle a Dios, dar un paso de fe, y salir del foso emocional.
Nehemías es un buen ejemplo. Tenía todas las razones para sentirse derrotado, pues su gente estaba en aprietos. Después de recibir la noticia de que el muro de la ciudad estaba destruido, este varón de Dios se sintió profundamente triste y desanimado. Y aunque el dolor inundaba su alma, clamó a Dios buscando su dirección.
La tristeza en la presencia del rey se castigaba con la muerte. Pero el Señor contestó la oración de Nehemías con un poder grandioso, lo que llevó al rey a notar el semblante triste de su siervo, y a preguntarle después qué podía él hacer para ayudarlo. Este milagro dio lugar a la reconstrucción del muro y a la liberación del pueblo de Dios. El Señor puede tomar una situación irremediable, sea cual sea, y cambiarla de maneras mucho más maravillosas de lo que usted pueda imaginar.
¿Vive usted en una espera ansiosa de lo que el Señor hará? ¿O ha decidido permanecer en las profundidades de la desesperación? Al igual que Nehemías, convierta su desánimo en una petición de ayuda a Dios. Él puede renovar sus esperanzas y evitar que las emociones negativas dominen su vida.



COMO MEDITAR

Ir para um local tranqüilo, pode ser o teu quarto, sala, ou um cantinho no quintal, só teu e de Deus. Após orar da maneira que está descrito acima, primeiro louvando a Deus, fazendo uma oração de ação de graças, elevando o seu Santo nome, fazendo um auto-exame, pedindo a Deus para limpar o seu coração naquele momento, e que Ele lhe mostre se há algo que não o agrade, algum pecado escondido, que muitas vezes você nem lembra, esperar um momento até ser revelado por Deus. Após alguns instantes, se houver alguma lembrança de pecado não perdoado, pedir perdão imediatamente a Deus, caso tenha que pedir perdão a alguém que não esteja próximo, prometa a Deus que irá fazê-lo, assim que for possível. Veja bem Deus irá te mostrar pequenas e grandes coisas, não se desespere, Ele é teu pai e um dos seus atributos é a Longanimidade, mas não se esqueça que Ele é justo.


Reconheça que você depende do Espírito Santo para orar, pois a palavra de Deus nos diz em Rm. 8:26 “ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas: porque não sabemos que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”, que Ele te ensine naquele momento. Cale a sua voz. Cale a voz de Satanás, diga isso literalmente e logo após entregue ao Espírito Santo toda a liderança da tua meditação.

Peça a Ele uma palavra tema, Deus trará na sua mente uma passagem bíblica, uma parábola, ou irá lembrar-se da pregação do seu pastor, ou do rádio, da TV, da internet, quem sabe, mas deve levar em conta que se você não é um leitor da Bíblia, ou uma pessoa que não congrega, será impossível lembrar de algo, se for esse o seu caso, sugiro que você busque primeiro comece a ler a Bíblia, busque de preferência um livro e do Novo Testamento, depois da leitura, separe alguns versículos. Comece com dois ou três versículos nos máximo. Leia várias vezes esses versículos e só quando o teu coração se atentar mais para um versículo, daí então você terá encontrado o versículo chave e irá meditar nele.

Divida o tempo – 15 min. Para a oração dos princípios e 45 min. Para meditar, anotando tudo, discorrendo, buscando outras passagens na Bíblia que se refira àquela passagem que você está lendo. Você deve ter um caderninho a partir do momento que irá começar a meditar, para anotar tudo conforme modelo que irei passar.

MODELO I

Data;
Texto;
Lição Principal (pode ser o título, aquilo que Deus falou contigo.);
Versículo Chave;
Promessas de Deus para a sua vida;
Condições (o que você precisa fazer para amar a Deus e receber as promessas) O amor de Deus é incondicional, mas as promessas de Deus são condicionadas ao nosso viver com Ele.
Mandamentos;
Caráter de Deus (Como Deus se apresentou para ti naquela meditação), como Pai, provedor, amigo... salvador..libertador etc
Textos auxiliares (anotá-los)
Aplicação prática. (O resumo de tudo o que você meditou e o que Deus quer que você faça para melhorar o seu relacionamento com Ele) Lembre-se a Meditação deve ser sempre a primeira hora da manhã, pois você terá o dia todo para mastigar, saborear aquelas palavras e mais, Deus te dará estratégias para o dia todo e, além disso, um dia você pode estar passando por uma situação semelhante poderá reler suas anotações, e lembrar-se, alegrando-se pelas promessas que Deus o fez e cumpriu. Guarde seus cadernos, ou digite tudo e guarde. Faça como eu, se não tivesse guardado tudo o que aprendi, não poderia estar escrevendo neste momento, como aprender a meditar na palavra. Amém?

MODELO II

Daqui a uns três meses de meditação diária, voe poderá fazer somente o que eu faço hoje.

Data
Texto
Versículo Chave
Tema
Aplicação Prática.

Amados se você quiser algum esclarecimento pode deixar o teu comentário que eu responderei, mais uma dica. Use sempre a primeira pessoa “eu” porque Deus irá falar com você e não com os outros. Deus os abençoe!

Diaconisa Maria da Luz


Requisitos Básicos para meditar na Palavra de Deus

Alma e espírito quietos (SL. 46:10) “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”

Disposição real, disciplina (Ef. 5:16) ”Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”

Estabelecer um tempo para meditar;

Coração limpo; (auto-exame, sobre os seus pecados. Pergunte a Deus e fique quieto por alguns segundos) até Deus revelar, Restituição, às vezes a pessoa que você precisa concertar morreu ou mudou-se, então fale com Deus, mas se ela viver espere o momento oportuno e peça perdão.

Quebrantamento (reconhecimento de que você necessita do Senhor)

Humildade (1Pe. 6 e7) “Dependência; “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que há seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” Declarar a dependência ao Espírito Santo, para te guiar, para o seus olhos e ouvidos se abrirem, para que possa ouvir voz de Deus.

Calar a nossa voz, a nossa vontade, nosso achismo, (aquilo que pensamos que sabemos) o nosso conhecimento teológico, ou outro.

Resistir a Satanás (Tg: 4-7) “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” Repreender e calar a voz de Satanás durante antes de começar a meditar, repreender toda influência dele em seu pensamento, calar toda a sua incredulidade.

Liderança do Espírito Santo (Rm. 8:14,16,26)” Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”; O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”;” E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” Relacionamento com o Espírito Santo. Entregar toda a liderança ao Espírito Santo de Deus, aquele tempo que você estará meditando, do local, de tudo o que está em tua volta naquele momento. Lembre-se que esse é um momento só teu com Deus, sem música, sem ruídos, sem conversa com outras pessoas.

Agradecer a Deus por fé, por Deus estar contigo, por crer que Ele te alimenta e te dará uma palavra TEMA.


Texto: Gênesis 4:1-10

Tema: Relacionamento com Deus

Versículo Chave: 6 “E o Senhor disse a Caím: Por que te iraste?" E por que descaiu o teu semblante?

Amados, está falando de relacionamento com Deus, motivo pelo qual Ele nos criou. O exemplo da conversa de Deus com Caím.
Lemos nesta passagem Deus conversando com Caím, instigando de forma que Caím entendesse que o Pai conhece o filho e sabe quando ele se ira, quando ele não está bem, pois muda o seu semblante, conforme diz no versículo chave. “E o Senhor disse a Caím: Por que te iraste?" E por que descaiu o teu semblante?
No versículo 9 Deus fala com Caím novamente, usando da prática da investigação, afim de que ele confessasse espontaneamente o seu pecado, neste caso (o homicídio).
Deus já sabia o que havia acontecido, pois Ele é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Havia presenciado os fatos através do seu poder, mas Ele testava Caím, para ver se ele confessaria o crime e se arrependeria genuinamente, mas ocorreu o contrário, Caím respondeu com ironia, no verso 9, parte b “Acaso sou eu o guardador do meu irmão?” Pensando talvez que Deus não havia visto tudo.
Em gen. 26 podemos observar o primeiro relacionamento da Bíblia, o exemplo a ser seguido por nós, a amizade entre Deu Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança” (grifo meu) As três pessoas aqui citadas vocês poderão comprovar em: o Pai (2Pe. 1:170 O Filho(Jô. 1.1:20.28; 1 Jo. 5:20) e o Espírito Santo (At.5:3,4).Esse relacionamento divino nos anima a nos relacionarmos com Deus, a termos intimidade, cumplicidade, pois o amor com que se relacionam entre si é contagiante, mesmo sendo um só, fazendo tudo em comum acordo, para que haja harmonia, paz, alegria, bondade, longanimidade, mansidão, domínio próprio, ou seja, todos os frutos do Espírito em nós, entendemos que Jeová, o nosso Deus está conosco através do seu Espírito Santo todos os dias, nos dando oportunidades de ouvi-lo, para não errarmos em nossas ações, para fazermos o que é bom e agradável a Deus e possamos aproveitar do melhor desta terra até a volta do filho, Jesus Cristo.
Caríssimos leitores e leitoras se vocês quiserem ter um relacionamento íntimo com Deus, meditem na sua palavra e verão que Deus é bom e lhes ama. 


Livro de Naum – Capítulos 1 -3
Versículo Chave   1.3 “...Ele é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente”...

 Tu és meu Amigo ou meu Inimigo?

Através da leitura do livro do profeta Naum, Deus mostra-nos o quanto Ele é zeloso e vingador. No versículo três do capítulo primeiro, que é o versículo chave desta meditação, nos diz que o Senhor é tardio em irar-se, mas ao culpado não tem por inocente, percebemos aqui que o Senhor nosso Deus, o nosso Pai, Ele nos dá muitas oportunidades para nos redimirmos, para pedirmos perdão dos nossos pecados e no arrependermos genuinamente, mas caso continuemos no erro e persistamos em não dar a devida atenção, a reverência à sua palavra, não andando nos seus caminhos, chegará o momento em que Ele se irará e então nos perguntará. “Tú és meu amigo  ou meu Inimigo?
            Aos inimigos Ele detrói, vemos no capítulo 3:12 “ Todas as tuas fortalezas serão como figueiras com figos temporões; se os sacodem, caem na boca do que os há de comer”.
            Então pensemos: Da mesma forma  que Deus é paciente, capítulo (1:3) "O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés."
            Concedendo tempo aos seus adversários (pessoas que escolheram viver sem Deus e zombam de suas atitudes) para que se arrependam, essa mudança de atitude que faz com que o  inimigo se transforme em amigo, Ele não permanecerá para sempre esperando, pois o nosso Deus é justo e não permite impunidade, no entanto com seus amigos, Deus age com bondade, tornando-se, capítulo (1-7).“ um refúgio em tempos de angústia”
            Amados, creiamos que o nosso Deus está próximo de nós; creiamos que Ele pode mudar nossas vidas e nos dar proteção nas horas de perigo, é nosso amigo quando ninguém mais é.
              Aceitemos a amizade que Ele nos oferece e o seu refúgio seguro e abandonemos a amizade com o mundo, buscando nos relacionar verdadeiramente com o Pai, pondo em prática a sua Palavra.

Medite na Palavra de Deus, deixe Deus falar contigo, Ele quer se relacionar com você..
Diaconisa Maria da Luz Silva de Sousa
Líder de Ensino e Missões
IBR-VILA C

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...