sexta-feira, 29 de julho de 2011

Maledicência

A Bíblia declara que “os injustos não herdarão o reino de Deus” e, na classificação destes injustos, o apóstolo Paulo incluiu os “maldizentes”.
1 Coríntios 6 9-10
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 
Maldizente é toda pessoa que fala mal do próximo e não deseja o seu bem.

O profeta Ezequiel foi incumbido pelo Senhor de profetizar contra os filhos de Amom, Moabe e Edom.


Ezequiel 25 3-12
E dize aos filhos de Amom: Ouvi a palavra do Senhor DEUS: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto tu disseste: Ah! contra o meu santuário, quando foi profanado; e contra a terra de Israel, quando foi assolada; e contra a casa de Judá, quando foi ao cativeiro;
Portanto, eis que te entregarei em possessão aos do oriente, e em ti estabelecerão os seus acampamentos, e porão em ti as suas moradas; eles comerão os teus frutos, e eles beberão o teu leite.
E farei de Rabá uma estrebaria de camelos, e dos filhos de Amom um curral de ovelhas; e sabereis que eu sou o SENHOR.
Porque assim diz o Senhor DEUS: Porquanto bateste com as mãos, e pateaste com os pés, e com todo o desprezo do teu coração te alegraste contra a terra de Israel,
Portanto, eis que eu tenho estendido a minha mão sobre ti, e te darei por despojo aos gentios, e te arrancarei dentre os povos, e te destruirei dentre as terras, e acabarei de todo contigo; e saberás que eu sou o SENHOR.
Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto dizem Moabe e Seir: Eis que a casa de Judá é como todos os gentios;
Portanto, eis que eu abrirei o lado de Moabe desde as cidades, desde as suas cidades da fronteira, a glória da terra, Bete-Jesimote, Baal-Meom, e Quiriataim.
E aos do oriente, contra os filhos de Amom, o entregarei em possessão, para que não haja memória dos filhos de Amom entre as nações.
Também executarei juízos sobre Moabe, e saberão que eu sou o SENHOR.
Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto Edom se houve vingativamente para com a casa de Judá, e se fez culpadíssimo, quando se vingou deles;

 Por que? Porque eles disseram: “Bem feito”!, quando foi profanada e assolada a terra de Israel e aplaudiram quando Judá foi para o exílio”. Por sua vez, Moabe “comparou a casa de Judá como todas as nações” e, quanto a Edom, despejou sua vingança contra a casa de Judá”. O Senhor que não se deixa escarnecer, estendeu a Sua mão vingativamente contra eles, fazendo com que não houvesse memória deles sobre as nações.

Por ser uma transgressão que traz sérias conseqüências contra o semelhante, a Bíblia cuidou em orientar com ensinamentos válidos como estes: “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar(Pv 24.17). O profeta Obadias também se pronunciou: “Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia(Pv. 12). Mesmo nesta Dispensação da Graça, as conseqüências pela prática deste mal não foram abolidas. O que diz o apóstolo Paulo aos colossenses?: “Aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas(Cl 3.25). Escrevendo aos gálatas, diz o apóstolo: “Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação (Gl 5.10). O apóstolo ainda é contundente quando diz: “... se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder(II Ts 1.6, 7). O sentimento cristão deve ser exclusivamente de amor para com todos, seja no sucesso seja no fracasso.

Portanto, a ordem é:...amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente(I Pe 1.22a). Temos que tratar nosso semelhante com justiça e com eqüidade, sabendo que temos um Senhor no céu.


Pr. Josias Damas Cardoso

Um comentário:

  1. Bom seria se todos soubessem do poder que uma lingua felina pode trazer.
    Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.
    Que Deus em Cristo Jesus aplique essa mensagem edificante em nosso coração. Parabéns.

    Abraço

    ResponderExcluir

Graça e Paz! Deixem aqui seu comentario!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...