quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ondas

Amós  9 11-15

Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade;
Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz essas coisas.
Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que cega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.
E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto.
E plantá-los-eis na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR teu Deus.


A dor cresce como uma onda, passa e depois sobe de novo. Assim um amigo enlutado pela perca da esposa descreveu como ainda se sentia meses depois do passamento dela. Mas quando aceitava sua perda da mão de Deus, seus coração voltava a sentir a paz. Contrastando, outro conhecido nosso que não seguia a Cristo não deixava de me perguntar magoado, por que Deus tirou sua esposa - Tão boa pessoa merecia viver mais anos. Professava crer em Deus, mas julgava-o ser injusto.
A nossa leitura indica que Deus, séculos antes de Cristo vir, revelou-se em Israel pelo profeta Amós como justo também restaurador. Avisara antes seu povo do castigo que sofreria se não se corrigisse da idolatria, mas no último capitulo acrescentou o cenário da sua futura restauração. Pintou os dois lados da sua actuação, disciplinando com justiça, mas também com misericordia. Quando o cativeiro desabou sobre eles como onda que parecia submergi-los e nunca se acalmar, deu a promessa que:


Jeremias 5 22

Porventura não me temereis a mim? diz o SENHOR; não temereis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não a traspassarão.


Cumpridos os setenta anos de duro exílio, voltaram alegres à Canaã como Deus havia prometido. A vida tem muitas ondas inesperadas e de proporções variadas. Pais que acabaram de descobrir que seu filho é viciado em drogas conhecem o impacto dessa onda, o pai de família numerosa perde seu emprego, um doente é desenganado, uma criança está inconsolavel ao saber que seus pais se separaram, um empresário descobre que sua firma foi a falência. Como encarar tais ondas da vida?


Salmos 89.  9
Tu dominas o ímpeto do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as fazes aquietar.


Há quem se magoe, dizendo: "Se Deus existisse, não permitiria tanta dor; resolveria todos os problemas no mundo." Mas os efeitos da queda do homem no pecado persistem. Bem melhor é entregar-se a Cristo, o Salvador e Consolador, "homem de dores e experimenta do em sofrimento".


Isaías 53 3
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.


Não há onda que ele não possa acalmar!

Lembre-se de Jesus que caminhou sobre as ondas e convidou Pedro a acompanhá-lo.

fonte:Pão Diário 1 de junho  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz! Deixem aqui seu comentario!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...