sábado, 7 de maio de 2011

Cabeça Dura

"Diz o Espirito Santo; Hoje, se voçes ouvirem a voz de Deus, não endureçam o coração." Hebreus 3. 7-8

Gênesis 5.21-27

21 Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas.
23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos;
24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.
25 Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
26 Viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos; e gerou filhos e filhas.
27 Todos os dias de Matusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.


Poucas coisas têm comsequências mais desastrosas do que a desobediência. Uma criança se machuca ao tentar alcançar algo que a mãe já havia dito, que não pegasse. Um jovem se fere muito por não esta de capacete ao cair da moto. Um comerciante é multado por não emitir notas fiscais. E assim por diante. A desobediencia traz consequencias, ainda que não imediatas. há pessoas que aprenderam rapidamente. Desobedecem uma vez, são repreendidas e deixam de cometer o erro. Mas há outras que como se diz na linguagem popular são cabeças-duras. elas ouvem e ouvem, mas não mudam de atitude. Matusalém parece ter sido esse tipo de homem. Voçe já deve ter ouvido falar dele, pois de acordo com os registro bíblicos, foi o homem que mais viveu sobre a terra até hoje. Ele viveu quase mil anos! Ele era filho do ilustre Enoque, que por sua vez era tão intimo de Deus que a bíblia não fala de sua morte, conta apenas que "Deus o tomou para si".
Matusalém, portanto, ouviu a respeito de Deus, viu muitas coisas que Deus fez por meio de seu pai mas nada disso foi suficiente para que ele deixasse de ser"cabeça-dura". E sabem por que afirmamos isso? Ao ler atentamente o texto bíblico, percebe-se que Matusalém, morreu durante o diluvio assim como todo o restante da humanidade que havia se esquecido de Deus.
E desses, quem foi o que mais teve chances de se arrepender e não o fez? Talvez um dia Matusalém tenha pensado: "vou curtir a vida mais uns anos, depois me achego a Deus". Mais adiante ele pode ter justificado : "esse é o momento mais produtivo da minha vida, não quero perder meu tempo com essa coisa de Deus". Talvez até chagar imaginar: "já estou velho demais para Deus. Já vivi todo esse tempo sem ele, de quê me adianta agora?". Não sabemos quanto tempo viveremos mas nunca será cedo ou tarde demais para chegar-se a Deus.

Pão Diario 08 de Maio

Sempre é (mas Nem sempre será) tempo de começar a obedecer a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz! Deixem aqui seu comentario!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...