segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Os Benefícios do Jejum

Isaías 58.6-12

6 Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo?

7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda.

9 Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;

10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia.

11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.

12 E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.


O jejum traz para a cidade uma nova prática nos negócios (Isaías 58.6)
Deixe-me explicar melhor: as pessoas têm um pensamento equivocado acerca do jejum. Elas pensam que é simplesmente ficar sem comer ou beber, mas não é só isso. Se o jejum da pessoa se resumir apenas ao ficar sem comer e beber, isso será somente uma dieta e talvez o único benefício que a pessoa vai ganhar sejam alguns quilos a menos.
O jejum vai além do ato de não comer e beber. Ele necessariamente leva o coração da pessoa a ser tocado por Deus. Quando o jejum é praticado, algumas transformações acontecem no coração da pessoa. Ela começa a experimentar mudanças que afetam toda a sua vida e, conseqüentemente, a vida das pessoas que estão do seu lado. É inevitável que as mudanças ocorram. Uma das mudanças é a que lemos no versículo 6 de Isaías 58, que diz que o jejum não é “soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo o jugo”. Isso que é jejum; é mudança de postura.
Isso significa que quando você pratica o jejum, você sente o desejo de não mais explorar as pessoas, de não mais reter o dinheiro que é do seu empregado, de não mais ganhar dinheiro às custas do mais pobre, do menos capacitado ou do menos habilitado no mundo dos negócios. Quando você pratica o jejum, você sente o desejo de ser honesto com os seus empregados, com os seus clientes, com os seus sócios e com todas as pessoas que vêm até você. Isso traz benefícios às pessoas que estão do seu lado, e, conseqüentemente, à sua cidade, que é abençoada com o seu jejum!

O jejum traz para a cidade uma nova prática da solidariedade (Isaías 58.7,10)
O jejum é, sobretudo, uma tomada de postura para com o próximo. Se isso não acontecer, então não é jejum o que você está fazendo, pois ele necessariamente leva você a ficar mais solidário com o outro. Você quer saber se ele está bem, se a sua família está gozando saúde, se ele tem comida dentro de casa, se os seus filhos estão bem agasalhados, se ele precisa de alguma ajuda. O jejum é aquele que leva você a sair do seu mundo para entrar no mundo do outro a fim de ajudá-lo.
É isso que Deus fala sobre o jejum no versículo 7:

“Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?” Isaías 58.7

O jejum arranca do coração do homem aquela mentalidade individualista que o faz viver preso no seu mundo, pensando somente nas suas coisas e cuidando apenas dos seus interesses – natureza egoísta e abominável a Deus. O jejum faz a pessoa perceber que ela não está sozinha no mundo e que existem outras pessoas com as quais ela pode se relacionar. E é por isso que o jejum abençoa toda uma cidade. Pense em você, crente, ajudando uma pessoa e depois, num segundo, saindo do próprio mundo; e um terceiro se libertando do egoísmo; e em dez pessoas fazendo o mesmo, cem, mil, duas mil, cinco mil, dez mil crentes que decidem jejuar! Todas essas pessoas vão abandonar o egoísmo, vão sair do próprio mundo, vão buscar a solidariedade, vão trazer bênção para a sua cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz! Deixem aqui seu comentario!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...