sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PORQUE PRECISO IR À IGREJA?

SALMOS 122
1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.
2 Os nossos pés estão parados dentro das tuas portas, ó Jerusalém!
3 Jerusalém, que és edificada como uma cidade compacta,
4 aonde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como testemunho para Israel, a fim de darem graças ao nome do Senhor.
5 Pois ali estão postos os tronos de julgamento, os tronos da casa de Davi.
6 Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam.
7 Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.
8 Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz dentro de ti.
9 Por causa da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem.


PORQUE PRECISO IR À IGREJA?
Salmo 122.1“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR”

Eis acima uma expressão de satisfação e gozo dita pelo salmista, momentos antes de se adentrar no Templo da congregação com os irmãos. Uma expressão que só diz quem realmente ama o fato de estar congregado na casa de Deus, local escolhido para que o povo se encontre para ouvi-Lo reunidos. Este deve ser um lugar onde o cristão desfruta, com satisfação e toda alegria, da íntima presença do Senhor e do amor dos irmãos na mesma fé – Efésios 4.5.

Este era o hino que os peregrinos cantavam – Salmo 122 – assim que se aproximavam da porta do Templo, já dentro dos muros da cidade santa (Jerusalém). Era ali que reuniam para buscar ao Senhor e Sua orientação. Não diferente atualmente! Negligenciar esse princípio HOJE é esquecer do que Ele nos ensinou através da Sua Palavra quando exortava através do profeta dizendo, “Não deixem de frequentar a sua congregação, como é costume de alguns, antes exortando uns aos outros; e tanto mais agora, quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia” – Hebreus 10.25.

Congregar significa “juntar-se, unir-se”. Deixar de congregar é deixar de incentivar aos que estão sem esperanças. Ora, quando vou à igreja e encontro algum irmão fraco na fé qual é a minha atitude, o que nós dizemos a ele? “Irmão, não desista de Cristo, não volte para o mundo. Nós vamos lutar juntos e vencer até o fim”; não é isso o que dizemos? É exatamente o que fazemos, pelo menos nós, que nos preocupamos com a saúde espiritual uns do outros. Nós dizemos, “não deixe de congregar”, quer seja na célula, quer seja nos cultos semanais, é isso que dizemos. Pois bem, enquanto estivermos congregando (reunindo uns com os outros na igreja para receber de Deus e ajudar uns aos outros) estaremos dentro de Seu mandamento relatado em Hebreus 10.25. Aqueles que não fazem assim, independente de qual denominação frequentem, estão na direção errada e não sabem para onde estão indo. Congregar é o mesmo que afirmar, “sim Senhor, estou me preparando para o Dia do arrebatamento” – Hebreus 10.25b; I Tessalonicenses 4.17. Isso tudo, irmãos, deve ser motivo de muita alegria para nós. O fato de termos a oportunidade de poder conversar uns com os outros, ouvir os problemas, contar alguns casos, nos ajudar mutuamente, exortar em amor, dar sugestões e contar testemunhos edificantes, só acontece na igreja e em nenhum outro lugar. Se não congregarmos nas reuniões semanais, não nos encontraremos dia nenhum, pois o nosso tempo já é muitíssimo corrido, e nos acostumamos a dar ênfase às nossas coisas e não às dos outros – 1Co 10.24. Daí é que começa o enfraquecimento espiritual, pois ficamos frios pela falta de comunhão com o corpo de Cristo, a Igreja, e é justamente esse esfriamento que nos afastará do Senhor. E nós sabemos que à medida que nos afastarmos de Deus o mundo se aproximará ou vice-versa. Ora, se o deixar de reunirmos causa afastamento (ou desvio, chame como quiser!), e uma vez uma vez afastados, ficamos longe do Senhor; como estaríamos preparados para aquele Dia – Hebreus 10.25b; I Tessalonicenses 5.2; Atos 2.20. Além disso, há bênçãos que o Senhor derrama apenas na congregação dos santos! É ótimo buscar ao Senhor sozinho em casa, no monte, em retiros, etc, mas é fundamental a congregação fraternal em nome de Jesus. Sim, há benção que o Senhor deseja nos entregar enquanto oramos em secreto – Mateus 6.6. Mas há também as benção preparadas apenas quando a Igreja se ajunta – Mateus 18.20. Se assim não for, nada feito!

Sem congregação ficamos sem apoio, sem vitórias, sem amor, sem ensino, sem nada! A congregação deve ser um motivo de alegria para os filhos de Deus legítimos, indiferente dos problemas que enfrentem com alguns dentro da própria igreja. Ora, passar por dificuldades na denominação não pode ser o motivo para nos fazer deixar de congregar, ou você nunca leu o que está escrito em 1Co 5.11? Ora, nem todos os que estão na igreja nasceram de novo, mas todos os que nasceram de novo terão comunhão com você e vice-versa, e eu tenho certeza que na igreja você tem comunhão com dezenas de irmãos verdadeiros. Não perca isso jamais; CONGREGUE SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE...

A falta da congregação faz o cristão perder o amor fraternal; isso é péssimo! Que nesta verdade simples e pura, nós possamos resgatar em Deus e Sua Palavra a vontade santa de QUERER congregar com os irmãos em espírito e verdade, para a Glória de Deus Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz! Deixem aqui seu comentario!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...