sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SALMOS

Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu; e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos.
Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos.
Grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado; e a sua grandeza é insondável.
Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciará os teus atos poderosos.
Na magnificência gloriosa da tua majestade e nas tuas obras maravilhosas meditarei;
falar-se-á do poder dos teus feitos tremendos, e eu contarei a tua grandeza.
Publicarão a memória da tua grande bondade, e com júbilo celebrarão a tua justiça.
Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade.
O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras.
Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão.
Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder,
para que façam saber aos filhos dos homens os teus feitos poderosos e a glória do esplendor do teu reino.
O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura por todas as gerações.
O Senhor sustém a todos os que estão a cair, e levanta a todos os que estão abatidos.
Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo;
abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes.
Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.
Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
Ele cumpre o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor, e os salva.
O Senhor preserva todos os que o amam, mas a todos os ímpios ele os destrói.
Publique a minha boca o louvor do Senhor; e bendiga toda a carne o seu santo nome para todo o sempre.

Davi desejava louvar ao Deus eterno
David não estava contente em apenas falar sobre louvar a Deus. Ele sabia que o louvaria ao longo da eternidade. Não estando contente com isso, queria louvá-lo diariamente! Para ele, não bastava adorar a Deus no sábado, no Tabernáculo. Exaltar ao Senhor, para o salmista, era uma experiência e um exercício diário! Por que se sentia desse modo? Acontece o mesmo com você?
Declara que Deus é grande. Ele cria que o Senhor deveria receber as mais altas expressões de louvor que fosse possível lhe dar. Olhe a instrumentação, a orquestração, a dramatização e a proclamação que Davi encoraja, em honra e em louvor a Deus (Salmo 149 e 150)!
Ele sentia que, mesmo quando pensamos ter escrito tudo aquilo que poderia ser escrito; cantado tudo aquilo que poderia ser cantado, tocado tudo aquilo poderia ser tocado, mostrado em muitas formas tudo aquilo que poderia ser mostrado, a respeito da grandeza de Deus, ainda assim, apenas atingimos a superfície! A totalidade da grandeza de Deus é insondável, imperscrutável, impenetrável e incompreensível!

Davi cria que o louvor a Deus deveria ser passado adiante
Para o salmista, cada geração deve louvar a Deus e ensinar à seguinte a também fazê-lo. Nós temos muito a transmitir! Podemos falar da criação de Deus, de suas ações na vida dos personagens bíblicos, compartilhar sobre sua mão em nossa vida e na vida daqueles que amamos ou, ainda, falar sobre sua majestade, poder, bondade e justiça. Podemos legar tudo isso através de nossa conversação ou pelas canções.
Davi relaciona que o transcurso do louvor a Deus vem de nosso ponderar pessoal acerca de sua grandeza. Afinal, não podemos conduzir as pessoas para onde não fomos. Transmitir o louvor e a adoração ao nosso Deus começa em nosso interior e, assim, é passado para aqueles ao nosso redor. É algo que vem de dentro para fora.
O salmista indica que a adoração a Deus não apenas é pessoalmente benéfica a nós, mas também a seu povo. Porém, como o louvor a Deus poderia impactar os "filhos dos homens" que não o conhecem ou sabem coisa alguma sobre seu poderoso trabalho, sua majestade ou sua misericórdia? A verdadeira adoração ao Senhor nasce com o ato de conhecê-lo!

Davi cria que a adoração a Deus não podia ser preterida
Quando você e eu pensamos em todos os modos pelos quais Deus tocou nossa vida, não podemos deixar de louvá-lo e adorá-lo. Davi escreve que o Senhor é gracioso, cheio de compaixão, tardio em irar-se, tenro em misericórdia e totalmente bom. Ele levanta os que caem, e ajuda a permanecerem em pé; provê tudo o que precisamos; é íntegro e está próximo de todos aqueles que clamam por ele. Preserva todos os que o amam; ouve nosso clamor e salva-nos.
Nosso texto de estudo mostra-nos que deveríamos adorar a Deus, porque ele é nosso Criador, por seu caráter e pelo cuidado dele para conosco. Estando Deus acima de tudo, como poderemos preterir sua adoração? Como deixaríamos de exaltar seu santo e poderoso nome?

David cria que o louvor a Deus jamais acabaria
Quando Davi estava escrevendo esta canção, usou uma frase límpida em seu idioma, traduzida por "para todo o sempre". As palavras usadas por ele eram "até a eternidade e perpetuamente". Você não consegue atingir algo melhor que isso! Sendo assim, o louvor e a adoração a Deus nunca serão antiquados ou ficarão obsoletos.
O salmista disse que o reino de Deus é perpétuo e que seu domínio continuaria ao longo de todas as gerações. Ele conclui o texto dizendo que toda a carne louvaria o santo nome de Deus "para todo o sempre".
Talvez hoje, ao se falar em "salmos, hinos e canções espirituais", você pense em "Quão Grande És Tu", "Aclame ao Senhor", "Grande é o Senhor". Provavelmente, não passará por sua mente os salmos 8, 139, 104, e 145 da Bíblia. Todavia, eles foram escritos para lhe ajudar a louvor a Deus, de todo seu coração, como nosso Criador! A minha oração, ao encerrar a lição, é uma canção baseada na parte final do salmo 19:14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz! Deixem aqui seu comentario!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...